ico Agende sua Consulta
Blog
Fatores que levam a flacidez de pálpebras
14
SET
2022

Fatores que levam a flacidez de pálpebras

Dra Marina Mello

A dermatoclasia mais conhecida como flacidez de pálpebras é algo que acomete principalmente os idosos. As pálpebras caídas geram não só um desconforto estético, mas também funcional como irritação nos olhos, perda do campo visual, dor de cabeça pois a pessoa que sofre com isso, precisa elevar as sobrancelhas o tempo todo para enxergar melhor e isso pode gerar essa leve dor.

A flacidez de pálpebra aparece pelo acometimento de estruturas da face ligadas a pele, osso e tecido subcutâneo. Com o avanço da idade, as fibras de colágeno e elastina vão perdendo a sua função e além disso a célula que as produz diminui o seu trabalho, o osso da região temporal e da orbita ocular sofre um remodelamento fazendo com que estruturas acima dele como os coxins adiposos percam seu apoio e dessa maneira essas estruturas não tem onde se apoiarem e mudam de posição, favorecendo o acumulo de pele na região palpebral.

Segundo Leonine et al, 2014 há também pessoal que sofrem com a dermatoclasia pela mudança de um fator genético especifico que diminui a produção de elastina na região.

Intrinsic and Extrinsic Risk Factors for Sagging Eyelids, 2014


Há graus mais severos de flacidez onde a única solução é a cirurgia. Os graus mais brandos, é possível fazer tratamentos estéticos para amenizar o problema.

Hoje temos o eletrocautério, que através de pequenas cauterizações na região produz colágeno e retrai a pele. Outras associações que podemos fazer é com fio de PDO espiculado para elevar a sobrancelha e assim abrir o olhar e preenchimento de têmporas para melhorar a sustentação da região e consequentemente um efeito lifting.

Hoje ainda temos uma escassez de procedimentos não invasivos para essa região, mas conseguimos uma efetividade com as opções e tecnologias disponibilizadas para o mercado da harmonização facial atual.

Referência

Leonie C. Jacobs, Fan Liu Isabel Bleye ,David A. Gunn, Albert Hofman, Caroline C.W. Klaver Andre G. Uitterlinden H. A. Martino Neumann, Veronique Bataille, Timothy D. Spector, Manfred Kayser, Tamar Nijsten. Intrinsic and Extrinsic Risk Factors for Sagging Eyelid. JAMA Dermatology.2014;150: (8) 836-843

Comente essa publicação

Agenda sua Consulta