ico Agende sua Consulta
Blog
5 Fatores que influenciam na profundidade do peeling na pele
22
DEZ
2020

5 Fatores que influenciam na profundidade do peeling na pele

Dra Marina Mello

Como falamos no último post, para um ácido penetrar na pele e atingir a profundidade necessária, é preciso que ele tenha algumas características que vão influenciar no quanto ele irá penetrar. Esses fatores normalmente estão relacionados com as características químicas do ácido, e agora irei descrever um sobre cada uma delas.

Concentração

É a quantidade de ácido na solução. Quanto maior a concentração do ácido maior é a sua atividade, portanto , maior será a sua penetração.

Veículo

O veículo é a forma como esse ácido irá se apresentar. Ele pode ser em líquido, gel, creme e pasta. O tipo de veículo que o ácido é manipulado influencia a sua penetração. Exemplo: líquido penetra mais que em creme.

Peso Molecular

O peso molecular, nada mais é que o tamanho da molécula. Quanto menor o tamanho, mais rápido essa molécula penetra e pode ser mais irritativo também.

pH

Essa sigla significa potencial hidrogeniônico, mostra a quantidade de prótons de H+ que existe livre na solução. Quanto menor o pH, mais forte é o ácido.

As peles tem pH diferentes:

- Pele oleosa: pH mais alcalino, portanto, maior que 7

- Pele normal: levemente ácida

- Pele seca: pH ácido.

pKa

Número que mede a facilidade com que a molécula de ácido desiste de seu próton em solução. Quanto mais baixo o pKa maior a ação.

Além dessas características químicas, outras coisas pode influenciar na penetração, uma delas é a quantidade de vezes que é ácido é passado no rosto e o tempo que ele fica. Há acidos que chamamos de camada-dependente e tempo dependente, um está relacionado com a quantidade de camadas que o profissional irá depositar na pele do paciente e o outro está de acordo com o tempo que esse ácido permanecerá na pele.

Para não haver erro, procure um profissional habilitado para esse tipo de tratamento, já que se este não tiver o conhecimento adequado o execesso de ácido e de tempo na pele, pode causar manchas e até queimaduras na pele.

Compartihe esse post para seus amigos!


Comente essa publicação

Agenda sua Consulta