ico Agende sua Consulta
Blog
6 Fatores que influenciam no envelhecimento da pele que você nem imaginava! - Parte 3
11
JUN
2020

6 Fatores que influenciam no envelhecimento da pele que você nem imaginava! - Parte 3

Pessoas que fumam tem a pele mais envelhecida. Você sabe por que?

Sabemos que o cigarro é prejudicial para a beleza e principalmente para a saúde. Você ja notou que as pessoas que tem o hábito de fumar, possuem uma pele mais envelhecida, com linhas de expressão mais profundas, sem viço e opaca?

Você imagina por que isso acontece? Vou explicar abaixo.

A nicotina é uma das substâncias tóxicas que está contida no cigarro e ela é responsável pela vasoconstrição gerando a diminuição do fluxo sanguíneo, acredita-se que ela estimula a vasopressina que é um hormônio que diminui a luz dos vasos. Além disso, o fumo atua no sistema nervoso simpático causando também a vasoconstrição. Essas fatores em conjunto, geram uma hipóxia tissular crônica resultando em lesões das fibras elásticas cutâneas, diminuição das fibras de colágeno, diminuição do aporte sanguíneo e consequentemente diminui a nutrição para a pele e a formação de telangiectasias.

A telangiectasia são pequenos vasos avermelhados que aparecem na pele para tentar suprir a oxigenação e nutrição para a região, ja que os vasos estão mais comprimidos e não conseguem levar o oxigênio, vitaminas e minerais para a pele, por esse motivo a pele perde o viço e o brilho já que a nutrição é diminuída.

Além disso, o cigarro aumenta a agregação plaquetária, aumenta a viscosidade do sangue e atividade plasmática da elastase. Essa atividade aumentada causa a formação defeituosa da elastina e degrada as fibras elásticas com mais rapidez , tornando a pele mais espessa e mais fragmentada.

As características do envelhecimento facial causadas pelo tabagismo são intensas e determinadas por alterações das fibras de colágeno da derme profunda, razão pela qual as rugas são bem demarcadas.

Portanto, o cigarro é um vilão para a saúde como um todo e também para a nossa pele.

Se você gostou, curta e compartilhe esse post.

Até breve!

Comente essa publicação

Agenda sua Consulta