6 Fatores que influenciam no envelhecimento da pele que você nem imaginava! - Parte 4
Nosso organismo produz vários hormônios que estão relacionados com a funcionalidade dele, porém alguns especificamente, se relacionam com o envelhecimento e a beleza da mulher.
Abaixo citarei quais são esses hormônios, vamos lá?
Estrogênio
O estrogênio é um hormônio produzido tanto no organismo feminino como no masculino, porém se encontra em maior quantidade nas mulheres.Ele induz as células fibroblásticas a produzirem colágeno e elastina. Quando a mulher entra na menopausa , o estrogênio dininui e é comum elas relatarem que estão se sentindo mais velhas, indispostas e com mais flacidez de pele.
Alguns médicos fazem reposição hormonal nesta fase, mas outros não corroboram com isso e preferem uma forma mais natural. Uma delas é pela alimentação, pois há algumas fontes que ajudam aumentar os níveis de estrogênio. São elas: queijo e leite de soja, linhaça, arroz integral e frutas.
Somatotropina
É o hormônio que está relacionado com o crescimento e com o passar dos anos ele diminui na corrente sanguínea. Essa queda, leva a perda de massa muscular e ao aumento de flacidez de pele.
Para melhorar seus níveis, a atividade física é o melhor remédio, podendo combinar exercícios de caminhada e de força.
Dehidroepiandrosterona (DHEA)
Nosso corpo produz boas quantidades dele até os 30 anos, após isso é preciso suplementar ou comer nozes, atum, salmão, sardinha, sementes, abacate.
Melatonina
É ela que faz nosso organismo entender quando é dia e quando é noite. A renovação celular acontece enquanto estamos dormindo, se a melatonina estiver baixa, esse processo não ocorre e assim começa o envelhecimento precoce. Podemos encontrar melatonina na banana, arroz, milho e tomate.
Cortisol
Conhecido como hormônio do estresse, em doses altas leva ao envelhecimento precoce. Para diminuir a quantidade dele na corrente sanguínea, é necessário fazer atividade física, escutar boa música, tomar bastante água e meditar. Ahh NO STRESS!
Insulina
A insulina é o hormônio que ajuda a controlar o excesso de glicose na corrente sanguínea, evitando o diabetes e o envelhecimento. e ai você me pergunta : O que a glicose em execesso tem a ver com o envelhecimento?
Quando há muita glicose circulando no organismo, pode ocorrer o precesso de glicação que nada mais é que a glicose se juntar nas fibras de colágeno e elastina, degradando-as ou enfraquecendo-as e assim surgem as rugas, a flacidez e eo processo de envelhecimento precoce está instalado.
Entenderam como os hormônios podem repercurtir no envelheciemento?
Se você gostou, compartilhe esse informação!
Até breve,