ico Agende sua Consulta
Blog
A eficácia do nutricosmético para a celulite
02
JUN
2020

A eficácia do nutricosmético para a celulite

Dra Marina Mello

Em primeiro lugar, você sbe o que são nutricosméticos?

São princípios ativos orais utilizados como suplementos dietéticos com função cosmética podendo atuar no aspecto da pele, unhas, cabelo, emagrecimento, rejuvenescimento e celulite. Mas antes de falar sobre eles precisamos entender um pouco do processo de formação da celulite e sua fisiopatologia, para ficar mais claro como essas cápsulas podem ajudar na otimização do tratamento da celulite e/ou em sua diminuição.

A fibro edema gelóide (FEG) que é o termo técnico da famosa celulite que apesar dela não ser uma doença, causa bastante preocupação e incômodo para as mulheres que a possui. Eu digo mulheres, pois quase 98% das mulheres pós-puberdade adiquire a celulite. É uma disfunção que remete a inflamação local, diminuição da circulação na região que está acometida pela celulite e ainda , há uma relação próxima com o aumento da taxa de estrógeno. Além dos fatores hormonais, o aparecimento da FEG se relaciona também com o hábito de fumar, maus hábitos alimentares, sedentarismo e dificuldade de reabsorção linfática.

Para entender um pouco mais sobre a relação do estrógeno com a celulite

Motivo pelo qual ocorre a celulite

1) Arquitetura subcutânea do tecido conjuntivo

Aqui vamos entender a diferença que há entre o tecido conjuntivo feminino e o masculino e você saberá uma das causas que a mulher tem celulite e o homem raramente tem. Nas mulheres o tecido conjuntivo está perpendicular a pele e no homem está em forma de rede, como mostra a figura abaixo.

Fonte: www.especoterapiaalternativa.com.br

Nessa imagem podemos ver que se há um aumento nas células de gordura da mulher elas empurram a pele e por isso localizamos os "furinhos", já nos homens se há esse aumento, o tecido conjuntivo em forma de rede funciona como uma proteção e mesmo que as células tentem empurrar a derme , não é perceptível os furinhos nas superfície da pele .

2) Alterações vasculares

Com a hipertrofia das células de gordura, há um estrangulamento dos vasos sanguíneos e linfáticos que passam na região diminuindo a irrigação, oxigenação e nutrição desse tecido.

3) Inflamação

Aqui está a explicação do porque falamos que a celulite tem um carater inflamatório. Isso está relacionado com o ciclo menstrual da mulher que faz o endométrio sofrer várias alterações até a mesntruação ocorrer, e uma dessas alterações é a proliferação de células inflamatórias e como o ciclo menstrual acontece mensalmente, dizemos que a inflamação está constante no organismo feminino.

Para melhorar a celulite temos no mercado estético inúmeros tratamentos como: carboxiteraia, terapias combinadas, drenagem linfática, endermologia, radiofrequência e a intradermoterapia. Estudos mostram que a associação de nutricosméticos otimizam a melhora da celulite, pois os princípios ativos utilizados vão agir na quebra da gordura (lipólise), melhorar a circulação sanquínea, diminuir o edema e melhorar a inflamação local. Os princípios ativos mais utilizados nos nutricosméticos são: Isoflavonas, luteína, licopeno, vitaminas (A, B6, E), ômega 3, Betacaroteno, ésteres de esteróis, condroitina, coenzima Q10, castanha da índia, ginko biloba e centelha asiática.

Alguns desses princípios encontramos nos alimentos, se a paciente tiver uma alimentação balanceada, mas como sabemos que a correria diária faz com que muitas vezes deixamos de nos alimentar devidamente, temos a possibilidade de suplementar esses princípios em cápsulas.

Os estudas nos mostram também que cremes com cafeína, atividade física e uma alimentação equilibrada, ajudam na atividade lipolítica das células de gordura (adipócitos) levando à uma melhora do aspecto da celulite.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe para que mais pessoas possam se beneficiar dessa informação.

Até mais!

Comente essa publicação

Agenda sua Consulta