ico Agende sua Consulta
Blog
Acne, o mal dos adolescentes! PARTE - 1
13
AGO
2020

Acne, o mal dos adolescentes! PARTE - 1

Apesar de aparecer na fase adulta, 85% dos adolescentes são acometidos por ela.

A acne é uma lesão que afeta os folículos pilossebáceos e tem causas multifatoriais. Para a acne surgir, normalmente está relacionada com 3 fatores que serão descritos a seguir.

1- Produção aumentada de sebo

Nossa pele produz sebo o tempo inteiro pos ele lubrifica e hidrata a pele. Ele é composto por lipídeos, ésteres de cera, esqualeno e ésteres de colesterol. Quando a glándula é sensibilizada pelos hormônios adrenais e gonadais, aumenta os seu trabalho, ela produz mais sebo. Esse estímulo hormonal está intimamente ligado na adolescência. O aumento do sebo obstrui o folículo piloso levando ao crescimento de bactérias na região.

2- Hiperqueratinização

Com a obstrução do canal pilossebáceo, começa a ter uma hiperqueratinização que também está relacionada a questão hormonal.

3- Proliferação bacteriana

Nossa pele é um local que naturalmente encontramos bactérias que fazem parte dela ou do meio ambiente.Porém, a bactéria relacionada com a acne é a Propionibacterium acnes que prolifera na região com a obstrução do folículo. Ela libera substâncias que reagem com o oxigênio produzindo radicais livres e induzindo a inflamação local.

No próximo post você verá quais são os tipos de acnes existentes.

Gostou? Compartilhe!

Até logo,

Comente essa publicação

Agenda sua Consulta