Acne, o mal dos adolescentes! PARTE - 2
Para um bom tratamento de acne, é necessário uma avaliação profunda para entender qual tipo de acne, severidade, lesões e localização anatômica para podermos indicar o melhor tratamento.
Os tipos de acne serão descritos abaixo.
1- Acne não inflamatória: é a mais comum, surgem cravos e o tratamento é simples. Neste caso indicamos sabonetes que tem característica mais secativa e uso tópico de cremes contendo ácido salicílico e ainda sugerimos ao paciente fazer limpeza de pele regularmente.
2- Acne pustulosa: apresenta cravos e espinhas inflamadas, que eventualmente são acompanhadas com pús. Neste caso, além da limpeza de pele com um profissional mensalmente, é recomendado princípios ativos anti-inflamatórios como Alfa-Bisabol, própolis e óleo de melaleuca. Cremes com ácido glicólico, azeláico, salicílico, também são sugeridos, porém sempre com a recomendação de um profissional da área da estética.
- Acne nodular: nódulos internos inflamados na pele, neste caso um médico deve prescrever antibiótico e pode usar ácido retinóico.
- Acne conglobata: cistos ou nódulos inflamados aglomerados na pele. Esse tipo de acne, leva ao surgimento de cicatrizes.
- Acne fulminans: um tipo mais raro e grave de acne, acompanhadas de sintomas como febre, fraqueza e dor muscular. Só há melhora com medicamentos.
Se você não conhecia todos os tipos de acnes, agora você já vai saber identificá-las
Todo tratamento deve ser iniciado o quanto antes para que a resolução seja mais fácil.
Gostou? Compartilhe!
Até mais,