Celulite: Os temíveis furinhos
As celulites são aqueles “furinhos” que aparecem na região dos glúteos, pernas, culote, abdômen e no braços. Acomete mais o público feminino devido as questões hormonais e também, pela arquitetura do tecido conjuntivo da mulher que é diferente da do homem e ainda o processo inflamatório que tem relação com o ciclo mestrual.
Falando um pouco do tecido conjuntivo e das diferenças que há entre o tecido das mulheres em relação aos dos homens é que a camada subcutânea é dividida em septos que são perpendiculares à derme, quando há o aumento das células de gordura, estas células empurram a derme para fora aparecendo o "furinho" na pele, já nos homens, esses septos são em froma de rede, portanto, quando há o aumento do tecido adiposo essas redes seguram as células de gordura e assim não fica a aparência do "buraquinho" na pele. Podemos reparar isso na figura abaixo.
Fonte: Slideplayer.com
No processo da celulite há aumento do tamanho das células adipócitas , por esse motivo, comprime os vasos sanguíneos e linfáticos que atravessam a região formando edema.
A inflamação local está relacionada com o ciclo menstrual, pois o endométrio sofre variadas modificações durante o mês e uma delas é a liberação de substâncias que ativam células inflamatórias, e como isso ocorre mensalmente, o corpo da mulher está em contato com essas inflamação o tempo inteiro.
Já que a nossa fisiologia não nos beneficia, o ideal é evitar determinados fatores que ajudam no aparecimento das celulites e ainda termos hábitos que ajudarão a diminuíl-las.
O que causa os furinhos
- Sal, gordura e açúcar em excesso
- Baixo consumo de água
- Cigarro
- Muito salto alto
- Roupas bem apertadas
- Pílulas anticoncepcionais
Para amenizá-las :
- Boa alimentação
- Ingestão de 2 L de água por dia
- Atividade física
- Drenagem linfática
Tratamentos estéticos como: carboxiterapia, Ultrassom, correntes excitomotoras, mesoterapia entre outros. Lembrando que você deve sempre procurar um profissional habilitado para tais procedimentos.