ico Agende sua Consulta
Blog
Colágeno é vida!
15
AGO
2020

Colágeno é vida!

Dra Marina Mello

O colágeno é uma proteína que tem a finalidade de dar firmeza e sustentação para vários tecidos do organismo humano. Ela está presente no tecido conjuntivo tais como os ossos, tendões, cartilagens, veias, pele, dentes, músculos e camada córnea dos olhos. Aos 30 anos a deficiência de colágeno começa a ser notada, pois o organismo diminui sua produção e os primeiros sinais do envelhecimento começam a aparecer.

O colágeno é uma proteína de cadeia muito grande formada pelos seguintes aminoácidos : prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina. Por ter um tamanho muito grande, o organismo não absorve e por esse motivo é necessário fazer a sua reposição tomando o colágeno hidrolisado. Em sua forma hidrolisada, é mais fácil de ser absorvida pelo organismo.

Neste estudo de Zague A new view concerning the effects of collagen hydrolysate intake on skin properties , esclarece os efeitos da ingestão do colágeno hidrolisado na pele. Foi visto que a suplementação dos peptídeos de colágeno induz a formação de colágeno pelos fibroblastos, melhorando o envelhecimento da pele e trazendo benefícios na matriz extracelular durante por estimular um processo anabólico na pele.

Mesmo assim temos algumas contradições nos estudos e há quem adora suplementar colágeno e outros que odeiam, mas na minha vivência clínica costumo prescrever aos pacientes, pois percebemos uma melhora no aspecto da pele, na elasticidade e na sustentação, principalmente quando estamos realizando um procedimento estético que precisamos da estimulação dessa proteína.

Se você gostou, compartilhe !

Até mais ,

Colágeno é vida !!

Comente essa publicação

Agenda sua Consulta