Envelhecimento facial : O que podemos fazer?
O envelhecimento facial é umas das queixas mais comuns numa clínica de estética. Querendo ou não ele acontece pois ele depende de fatores genéticos, cronológicos e hormonais que chamamos de fatores intrínsecos e os extrínsecos que depende do estilo de vida do indivíduo . Se ele fuma, tem uma alimentação desregrada, vive num lugar de muita poluição ou se expõe muito ao sol esse envelhecimento é mais evidente e os danos são maiores.
Cada rosto envelhece de forma diferente, por esse motivo quando vamos avaliar uma face para fazer qualquer procedimento, devemos fazer de maneira individualizada e é importante o paciente saber que os resultados dos procedimentos difere de pessoa para pessoa.
As alterações que acontecem com o passar do tempo, não se restringem à pele, temos a idéia que envelhecemos só porque a produção de colágeno e elastina diminui, mas também outros tecidos sofrem com esse processo como os músculos, ligamentos, tecido adiposo e ossos. Por esse motivo, a associação de procedimentos oferece uma resposta ideal ao processo multifatorial de envelhecimento e garante a manutenção das interações dinâmicas entre esses tecidos.
Nessa imagem podemos observar a queda da face e consequentemente o excesso de pele em determinadas regiões, a ocorrência disso não é somente por causa da pele e sim pela perde de outras estruturas que dão sustentação à pele.
Nesse contexto, é importante abordar as unidades estéticas: o terço superior, médio e inferior da face não envelhecem de modo simultâneo e nem da mesma forma, e os métodos de correção variam.
Procedimentos para minimizar os processo de envelhecimento
Toxina botulínica : melhora as rugas dinâmicas que são as que fazemos quando expressamos alguma emoção. Com o relaxamento da musculatura, o movimento é minimizado e dessa forma não ocorre a formação da ruga.
Bioestimuladores de colágeno : Os mais utilizados saõ a hidroxiapatita de cálcio e o ácido poli - l lático ( Radiesse e Sculptra, respecticamente). Eles formam um processo inflamatório baixo na pele e isso faz com que o colágenos seja estimulado.
Fios de sustentação: Conhecidos como fios de PDO, são reabsorvíveis pelo organismo e a sua função é tracionar o tecido flácido e reposicioná-lo.
Entendeu o por que precisamos dazer essas associações?
Até o proximo post!
Dra Marina Mello