ico Agende sua Consulta
Blog
Envelhecimento facial : O que podemos fazer?
28
SET
2021

Envelhecimento facial : O que podemos fazer?

Dra Marina Mello

O envelhecimento facial é umas das queixas mais comuns numa clínica de estética. Querendo ou não ele acontece pois ele depende de fatores genéticos, cronológicos e hormonais que chamamos de fatores intrínsecos e os extrínsecos que depende do estilo de vida do indivíduo . Se ele fuma, tem uma alimentação desregrada, vive num lugar de muita poluição ou se expõe muito ao sol esse envelhecimento é mais evidente e os danos são maiores.

Cada rosto envelhece de forma diferente, por esse motivo quando vamos avaliar uma face para fazer qualquer procedimento, devemos fazer de maneira individualizada e é importante o paciente saber que os resultados dos procedimentos difere de pessoa para pessoa.

As alterações que acontecem com o passar do tempo, não se restringem à pele, temos a idéia que envelhecemos só porque a produção de colágeno e elastina diminui, mas também outros tecidos sofrem com esse processo como os músculos, ligamentos, tecido adiposo e ossos. Por esse motivo, a associação de procedimentos oferece uma resposta ideal ao processo multifatorial de envelhecimento e garante a manutenção das interações dinâmicas entre esses tecidos.

Nessa imagem podemos observar a queda da face e consequentemente o excesso de pele em determinadas regiões, a ocorrência disso não é somente por causa da pele e sim pela perde de outras estruturas que dão sustentação à pele.

Nesse contexto, é importante abordar as unidades estéticas: o terço superior, médio e inferior da face não envelhecem de modo simultâneo e nem da mesma forma, e os métodos de correção variam.

Procedimentos para minimizar os processo de envelhecimento

Toxina botulínica : melhora as rugas dinâmicas que são as que fazemos quando expressamos alguma emoção. Com o relaxamento da musculatura, o movimento é minimizado e dessa forma não ocorre a formação da ruga.

Bioestimuladores de colágeno : Os mais utilizados saõ a hidroxiapatita de cálcio e o ácido poli - l lático ( Radiesse e Sculptra, respecticamente). Eles formam um processo inflamatório baixo na pele e isso faz com que o colágenos seja estimulado.

Fios de sustentação: Conhecidos como fios de PDO, são reabsorvíveis pelo organismo e a sua função é tracionar o tecido flácido e reposicioná-lo.

Entendeu o por que precisamos dazer essas associações?

Até o proximo post!

Dra Marina Mello

Comente essa publicação

Agenda sua Consulta