ico Agende sua Consulta
Blog
Estresse oxidativo: vilão do envelhecimento
11
SET
2020

Estresse oxidativo: vilão do envelhecimento

Dra Marina Mello

Para o nosso organismo funcionar e cumprir com todos os seus papéis, são necessários milhares de reações químicas para isso acontecer. Nesse processo de funcionamento do nosso corpo, são produzido os radicais livres. Numa situação de equilíbrio, nosso organismo produz os radicais mas ao mesmo tempo produz substâncias antioxidantes capazes de neutralizar esses radicais.

Com o passar dos anos, essa situação pode se descontrolar ou ficar excessiva, e em contrapartida, com o processo de envelhecimento o organismo diminui a produção dos antioxidantes. Dessa forma, é gerado o estresse oxidativo que leva à alterações das funções celulares. Existem alguns estímulos que ajudam na formação dessas moléculas instáveis , que são: radiação UV, má alimentação, estresse, álcool, poluição e tabagismo.

O estresse oxidativo acelera o processo de envelhecimento natural do corpo fazendo com que haja formação de rugas, degradação do colágeno e a perda da qualidade da elasticidade da pele.

Para prevenir, basta adotar hábitos saudáveis como fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação comendo frutas e verduras, evitar tabagismo e álcool em excesso. Deve-se fazer uso de protetor solar diariamente para evitar a penetração dos raios UV, utilizar antioxidantes como vitamina c, vitamina E e ácido ferúlico e ainda usar cosméticos que contenham ácido hialurônico para manter a hidratação da pele.

Comente essa publicação

Agenda sua Consulta