ico Agende sua Consulta
Blog
Mito ou verdade? O estresse nos deixa de cabelo branco!
20
AGO
2020

Mito ou verdade? O estresse nos deixa de cabelo branco!

Você acha que essa frase é verdadeira? - Dra MarinaMello

O estresse está relacionado com com vários problemas fisiológicos no nosso organismo, como por exemplo, no surgimento de acne, dificuldade de perder gordura e envelhecimento precoce.

Já ouvi relatos de pessoas mencionando que em um momento de estresse máximo, em poucos dias observaram aumento de fios brancos e você já deve ter escutado a frase " você vai me deixar de cabelos brancos !", ou da nossa mãe quando está nervosa, ou ainda quando alguém está preocupado com alguma coisa. Mas acredito que assim como muitas pessoas, você pensou que essa frase somente era usada como uma metáfora e não necessariamente isso poderia acontecer.

Há muitos anos isso era considerado um mito, pois sempre acreditou-se que os cabelos ficavam brancos pelo processo de envelhecimento natural e que não havia influência de fatores externos no surgimento deles.Sabemos que a cor do cabelo é responsabilidade da melanina, a mesma responsável pela cor da pele. No envelhecimento a produção de melanina diminui, porque o aminoácido tirosina que faz parte do processo de produção da melanina se encontra em baixas quantidades.

Mas segundo as pesquisas da Universidade de Harvard, observaram que o estresse também é um dos fatores para os cabelo brancos surgirem. Quando o indivíduo está estressado, a noradrenalina que é uma substância relacionada com o sistema simpático, é absorvida por células do pigmento e se esse neurotransmissor for produzido constantemente, cessa a produção de pigmentos.

Para terminar, você pôde concluir que cientificamente, há relação do estresse com o envelhecimento e os estudos estão avançando nesta área.

Gostou? Compartilhe!

Até mais,

Comente essa publicação

Agenda sua Consulta