O melhor peeling para melasma
O melasma caracteriza-se por hiperpigmentação que ocorre principalmente nas regiões que sofrem mais exposições solares. É uma mancha acastanhada, irregular mas possui seus limites bem definidos.
Ela pode afetar tanto homens como mulheres, mas sua maior incidência é na pele feminina acometendo regiões como fronte, bochechas, supralabial e as vezes no mento.
Por que essas manchas aparecem?
A causa de seu surgimento ainda não é muito clara, mas sabe-se que ela pode estar relacionada com os fatores genéticos, exposição solar, hormônios, estresse emocional e inflamação na pele. Estudos apontam que uma pele com melasma possui números maiores de melanócitos (célula que produz a melanina)e atividade excessiva da enzima tirosinase.
Tratamento para o melasma
Por se tratar de uma afecção que está relacionada com aumento de inflamação, é necessário ter cuidado com tratamentos que estimulam a inflamação, como por exemplo, peelings muito inflamatórios, microagulhamento com agulha maior que 1mm,laser de CO2 entre outros.
Um ácido que está ganahndo espaço no tratamento do melasma com bons resultados, é o TRANEXÂMICO. Ele nasceu no mundo da mesoterapia e não é ph dependente como a família dos alfa-hidroxiácidos.
Ele diminui a cascata inflamatória do melasma, agindo na plasmina que é um dos receptores do VEGF que é o fator de crescimento endotelial venoso e também diminui mediadores inflamatórios como a prostaglandina, e assim diminui o processo de inflamação que é uma das causas do melasma.
O tranexâmico é um ativo hidrossolúvel, isso significa que tem pouca permeação, portanto, ele serve como um drug delivery ( usado com microagulhamento, por exemplo) e se for utilizado em creme, precisa haver ativos que ajudem suas partículas permearem na pele.
Ultimamente, foi descoberto que ele ajuda nas olheiras e é um anti-aging pois age na autofagia das células.
Que tal experimentar? Tenho certeza que você irá gostar