ico Agende sua Consulta
Blog
O melhor peeling para melasma
28
JUL
2020

O melhor peeling para melasma

O melasma é uma mancha difícil de ser tratada, mas esse ácido faz milagre!

O melasma caracteriza-se por hiperpigmentação que ocorre principalmente nas regiões que sofrem mais exposições solares. É uma mancha acastanhada, irregular mas possui seus limites bem definidos.

Ela pode afetar tanto homens como mulheres, mas sua maior incidência é na pele feminina acometendo regiões como fronte, bochechas, supralabial e as vezes no mento.

Por que essas manchas aparecem?

A causa de seu surgimento ainda não é muito clara, mas sabe-se que ela pode estar relacionada com os fatores genéticos, exposição solar, hormônios, estresse emocional e inflamação na pele. Estudos apontam que uma pele com melasma possui números maiores de melanócitos (célula que produz a melanina)e atividade excessiva da enzima tirosinase.

Tratamento para o melasma

Por se tratar de uma afecção que está relacionada com aumento de inflamação, é necessário ter cuidado com tratamentos que estimulam a inflamação, como por exemplo, peelings muito inflamatórios, microagulhamento com agulha maior que 1mm,laser de CO2 entre outros.

Um ácido que está ganahndo espaço no tratamento do melasma com bons resultados, é o TRANEXÂMICO. Ele nasceu no mundo da mesoterapia e não é ph dependente como a família dos alfa-hidroxiácidos.

Ele diminui a cascata inflamatória do melasma, agindo na plasmina que é um dos receptores do VEGF que é o fator de crescimento endotelial venoso e também diminui mediadores inflamatórios como a prostaglandina, e assim diminui o processo de inflamação que é uma das causas do melasma.

O tranexâmico é um ativo hidrossolúvel, isso significa que tem pouca permeação, portanto, ele serve como um drug delivery ( usado com microagulhamento, por exemplo) e se for utilizado em creme, precisa haver ativos que ajudem suas partículas permearem na pele.

Ultimamente, foi descoberto que ele ajuda nas olheiras e é um anti-aging pois age na autofagia das células.

Que tal experimentar? Tenho certeza que você irá gostar

Comente essa publicação

Agenda sua Consulta