Toxina Botulínica
Popularmente conhecida como botox, muitos podem pensar que os dois termos são sinônimos, mas, na realidade, Botox é o nome de uma marca que, dentre várias outras, fabrica e comercializa a toxina botulínica. Ela pode tanto ser usada para fins estéticos quanto para o tratamento de doenças dermatológicas e neurológicas.
Essa substância é extraída da bactéria clostridium botulinum que possui propriedades que inibem a contração muscular e desta forma amenizam as rugas que aparecem na face. Esse composto atua na musculatura estriada inibindo a liberação de acetilcolina que é uma molécula neurotransmissora que atua na passagem do impulso nervoso dos neurônios para as células musculares permitindo a contração.
O tratamento com a toxina consiste na aplicação de pequenas doses em pontos estratégicos da região que deseja tratar. As injeções são superficiais, por isso, nas aplicações, é usada uma agulha bem pequena e fina, que causa pouca ou nenhuma dor aos pacientes. Em geral, não é preciso anestesiar o local antes do procedimento e tampouco exige-se repouso ou recuperação após o tratamento.
A aplicação da toxina botulínica não leva mais do que meia hora e é feita quase sempre em uma única sessão. Os efeitos já podem ser sentidos após somente 48 horas, mas eles não são definitivos. Normalmente, eles duram de 4 a 6 meses. Depois, é necessário fazer uma nova aplicação.
Muitas pessoas acham que o tratamento só é feito em pessoas que já possuem as linhas de expressão, porém a toxina tem um caráter preventivo podendo ser feita antes mesmo das linhas começarem a aparecer.
Até mais!