ico Agende sua Consulta
Blog
Toxina Botulínica
01
DEZ
2020

Toxina Botulínica

Dra Marina Mello

Popularmente conhecida como botox, muitos podem pensar que os dois termos são sinônimos, mas, na realidade, Botox é o nome de uma marca que, dentre várias outras, fabrica e comercializa a toxina botulínica. Ela pode tanto ser usada para fins estéticos quanto para o tratamento de doenças dermatológicas e neurológicas.

Essa substância é extraída da bactéria clostridium botulinum que possui propriedades que inibem a contração muscular e desta forma amenizam as rugas que aparecem na face. Esse composto atua na musculatura estriada inibindo a liberação de acetilcolina que é uma molécula neurotransmissora que atua na passagem do impulso nervoso dos neurônios para as células musculares permitindo a contração.

O tratamento com a toxina consiste na aplicação de pequenas doses em pontos estratégicos da região que deseja tratar. As injeções são superficiais, por isso, nas aplicações, é usada uma agulha bem pequena e fina, que causa pouca ou nenhuma dor aos pacientes. Em geral, não é preciso anestesiar o local antes do procedimento e tampouco exige-se repouso ou recuperação após o tratamento.

A aplicação da toxina botulínica não leva mais do que meia hora e é feita quase sempre em uma única sessão. Os efeitos já podem ser sentidos após somente 48 horas, mas eles não são definitivos. Normalmente, eles duram de 4 a 6 meses. Depois, é necessário fazer uma nova aplicação.

Muitas pessoas acham que o tratamento só é feito em pessoas que já possuem as linhas de expressão, porém a toxina tem um caráter preventivo podendo ser feita antes mesmo das linhas começarem a aparecer.

Até mais!

Comente essa publicação

Agenda sua Consulta