ico Agende sua Consulta
Blog
Tratamentos de pele tabagista com vitamina c
29
SET
2020

Tratamentos de pele tabagista com vitamina c

Dra Marina Mello

Na composição do cigarro há muitas substâncias nocivas à saúde do organismo e da pele. Esses produtos do cigarro liberam radicais livres levando ao estresse oxidativo do tecido e consequentemente adianta o envelhecimento da pele.

Quando falamos de envelhecimento, engloba não somente as rugas mas a desidratação, flacidez, perda de colágeno, elastina e ácido hialurônico. Estima-se que o aparecimento de rugas em pessoas que fumam é quase 5 vezes mais do que em pessoas que não fumam, e isso é muito relevante.

Para combater esses radicais livres é necessário fazer a utilização de componentes antioxidantes. O mais utilizado é o ácido ascórbico, a famosa vitamina c que é essencial para a biossíntese do colágeno.

A vitamina C tornou-se um cosmecêutico popular de aplicação tópica.Para serem usados dessa forma, os antioxidantes devem ser estáveis para não reagir com os outros componentes da formulação. Assim, os ativos antioxidantes são comumente encontrados encapsulados e/ou complexados a fim de reagirem somente em contato com a pele.

Os antioxidantes tópicos empregados nos cosméticos devem ser absorvidos pela pele e liberados no tecido alvo em sua forma ativa. A absorção é um processo importante e dependente de fatores como a forma molecular do composto ativo, suas propriedades físico-químicas, solubilidade e a base cosmética utilizada.

Comente essa publicação

Agenda sua Consulta