ico Agende sua Consulta
Blog
Você sabe o que significa o PPD do protetor solar?
21
JUL
2020

Você sabe o que significa o PPD do protetor solar?

Alguém já te explicou que tão importante quanto saber o FPS , é necessário entender o PPD?

A divulgação da utilização dos protetores solares cresce a cada dia no meio da dermatologia estética. Você já deve ter escutado milhares de vezes sobre a importância de usar o protetor solar diariamente e não só na exposição solar excessiva.

Além do protetor solar evitar queimaduras solares, eritemas etc, ele nos protege do envelhecimento precoce, de cânceres de pele, melanoses solares e manchas na pele.

Primeiramente você precisa entender a diferenças dos raios solares (UVA e UVB) para entender como o protetor solar age e a diferença entre o FPS e o PPD. O raio UVA é o raio responsável pelo envelhecimento da pele levando ao aparecimento de rugas e manchas, sua radiação é constante durante todo o dia, por isso que devemos passar protetor solar diariamente e mesmo em dias nublados, pois sua radiação é constante e ele também é o causador do câncer de pele. O raio UVB incide superficialmente em nossa pele cusando vermelhidão e quimaduras solares, ativa a produção de vitamina D e o pico da sua radiação é entre 10h e 16h.

Na figura abixo você verá a profundidade de ação de cada um deles em nossa pele.

Agora sim você irá entender melhor a diferença entre o FPS e o PPD. O FPS (Fator de proteção solar,) nos protege contra os raios UVB, o raio mais superficial. Já o PPD (Persistent Pigment Darkening- Pigmentos persistentes de pigmentação) nos protege contra os raios UVA, que éla figura acima você pode ver que tem maior penetrabilidade e é o mais danoso.

Nos produtos encontrados nas prateleiras, podem vir escrito o próprio PPD ou somente que existe proteção ao raio UVA. E para que saibam, quando o número do PPD é especificado ele precisa ser 1/3 do valor FPS para realmente proteger a pele.

Acredito que são poucas as pessoas que sabem disso, alias, creio que somente os profissionais da área. Mas agora, você também sabe e com certeza se cuidará melhor!

Compartilhe essa informação!

Até mais,

Comente essa publicação

Agenda sua Consulta