ico Agende sua Consulta
Blog
Você vai adorar saber sobre as vitaminas do complexo B
12
NOV
2019

Você vai adorar saber sobre as vitaminas do complexo B

Dra Marina Mello

B1 (Tiamina)

É muitas vezes chamada de vitamina anti-stress por causa de sua capacidade de proteger o sistema imunológico, ela também ajuda a quebrar os carboidratos de cadeia simples.

Obtê-la a partir de: Cereais integrais, amendoim, feijão, espinafre, couve, melaço e germe de trigo

B2 (Riboflavina)

Esta é antioxidante para ajudar a combater os radicais livres (partículas no corpo que danificam as células) e pode prevenir o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças cardíacas. A riboflavina também é importante para a produção de glóbulos vermelhos do sangue, o que é necessário para o transporte de oxigênio em todo o corpo.

Obtê-la a partir de: amêndoas, arroz selvagem, leite, iogurte, ovos, couve de Bruxelas, espinafre e soja.

B3 (Niacina)

Um dos principais usos da niacina é aumentar o colesterol HDL (o colesterol bom). E quanto maior o HDL de uma pessoa, menos colesterol ruim no sangue. A deficiência de vitamina B3 é muito rara em países desenvolvidos, embora o alcoolismo tenha sido demonstrado facilitador desta deficiência. A niacina, usada topicamente e ingerida, também foi encontrada para tratar a acne.

Obtê-la a partir de: levedura, carne vermelha, leite, ovos, feijão e vegetais verdes.

B5 (Ácido pantotênico)

Além de quebrar as gorduras e carboidratos para energia, é responsável pela produção de hormônios relacionados ao sexo e ao estresse, incluindo a testosterona. Estudos mostram que a vitamina B5 também promove a pele saudável com a capacidade de reduzir os sinais de envelhecimento da pele como vermelhidão e manchas.

Obtê-la a partir de: Abacate, iogurte, ovos, carne e legumes.

B6 (Piridoxina)

Juntamente com as vitaminas B12 e 9, a B6 ajuda a regular os níveis do aminoácido homocisteína (associado com a doença cardíaca). Alguns estudos sugerem que a vitamina B6 pode reduzir a inflamação em pessoas com doenças como artrite reumatóide.

Obtê-la a partir de: frango, peru, atum, salmão, lentilhas, sementes de girassol, queijo, arroz e cenouras.

B7 (Biotina)

Associada com o cabelo saudável, pele e unhas, esta vitamina B também é conhecida como “vitamina da beleza”. Ela pode ajudar as pessoas com diabetes no controle dos níveis de glicose no sangue. Esta vitamina B é especialmente importante durante a gravidez, porque isso é vital para o crescimento normal do bebê.

Obtê-la a partir de: Cevada, fígado, levedura, carne de porco, frango, peixe, batatas, couve-flor, gema de ovo e nozes.

B9 (Ácido fólico)

Estudos sugerem que o folato pode ajudar a manter a depressão e evitar a perda de memória. Esta vitamina também é especialmente importante para as mulheres que estão grávidas, uma vez que ela suporta o crescimento do bebê e previne defeitos neurológicos de nascimento.

Obtê-la a partir de: folhas verdes escuras, aspargos, beterraba, salmão, vegetais de raiz, leite, trigo e feijão.

B12 (Cobalamina)

A cobalamina trabalha com a vitamina B9 para produzir células vermelhas no sangue e ajudar o ferro a fazer o seu trabalho. Desde que a vitamina B12 só é encontrada em produtos de origem animal.

Obtê-la a partir de: peixes, mariscos, produtos lácteos, ovos, carne bovina e suína.

Comente essa publicação

Agenda sua Consulta